// lisbonlab //

laboratório de ideias, estudos, experiências e reflexões

07 março 2005

Blogues:... Evolução histórica

Nos últimos anos temos assistido ao aparecimento e crescimento exponencial de uma nova forma de comunicar assincronamente pela Internet que são os blogues ou weblogues.

O Technorati (http://www.technorati.com/), um web site com uma poderosa ferramenta que permite pesquisar links dentro de blogues de todo o mundo, no dia 5 de Fevereiro de 2005, reconhecia a existência de 6.746.125 blogues. De acordo com Vanda Ferreira (2004), segundo “dados do Weblog.com.pt – uma espécie de portal dos weblogues portugueses – gerido pela equipa de Paulo e Guida Querido e Luís Enes, existem 1.147 weblogues em Portugal (dados do final de Outubro de 2004)”. Em Fevereiro de 2005, a lista de blogues portugueses produzida a partir dos dados da Technorati, no Weblog.com.pt, apresentam mais de 1.800 registos.

Segundo alguns autores os blogues surgiram em 1997, através do conceito de Weblog, criado por Jorn Barger em Dezembro de 1997, a partir das palavras “web” (Internet) e “log” (registo). No entanto, segundo Dave Winer (2002) o primeiro weblogue criado foi o primeiro web site , http://info.cern.ch/, criado por Tim Berners-Lee no CERN - European Organization for Nuclear Research. Esta página funcionava como um apontador, no qual Tim Berners-Lee referenciava os novos web sites que ião surgindo na World Wide Web. Felizmente o conteúdo deste web site foi arquivado pelo World Wide Web Consortium em http://www.w3.org/History/19921103-hypertext/hypertext/WWW/News/9201.html.

Posteriormente em 1993 surgiram as páginas “What’s New” do NCSA - National Center for Supercomputing Applications (http://archive.ncsa.uiuc.edu/SDG/Software/Mosaic/Docs/old-whats-new/whats-new-0693.html), e da Netscape, que seria o maior blogue no ar entre 1993 e 1996 (http://wp.netscape.com/home/whatsnew/). Nestas duas páginas “What’s New” já podemos encontrar duas características principais dos weblogues, a datação das entradas e a sua colocação por ordem inversa.

Em 1996 e 1997 surgem os primeiros blogues pessoais como o Scripting News de Dave Winer, o Robot Wisdom de Jorn Barger, o Tomalak's Realm ou o CamWorld.

Em 1999, de acordo com Rebecca Blood (2000), existiam 23 weblogues referenciados. Nesse mesmo ano, numa altura em que a comunidade de blogues começava a aumentar, Peter Merholz defendeu que se deveria pronunciar “wee-blog”, por se tratar de um meio para comunidades. Este acontecimento acabou por conduzir à utilização “abreviada” da palavra “blog” e à referência do seu editor como o “blogger”.

Em Portugal, tanto se utiliza a grafia “weblogue” como “blogue”, sendo os seus editores apelidados de “blogueiros” ou “bloguistas”.

A partir de 1999, o número de weblogues foi aumentando cada vez mais, sobretudo graças ao aparecimento de novas ferramentas de publicações de conteúdos, como o “blogger” da Pyra, que permitiram que qualquer pessoa, sem ter necessidade de quaisquer conhecimentos de HTML, pudesse ter o seu próprio blogue na “World Wide Web”. Tal como refere Recuero (2003) “O conhecimento da linguagem HTML era uma barreira constante para o aumento do número de usuários, que só foi quebrada com o surgimento das ferramentas dos sistemas baseados na Web, como o Blogger e o Groksoup, lançados pela Pyra em Agosto de 1999.”

Segundo Blood (2000), os blogues originais eram um misto de links, comentários e pensamentos pessoais/ensaios. Com a entrada em cena do Blogger, em 1999, começaram a aparecer inúmeros blogues, actualizados várias vezes por dia, cujo tema central não eram os pensamentos do “blogueiro”, mas sim, algo que ele tinha reparado no seu local de trabalho, notas sobre o seu fim-de-semana ou, por exemplo, reflexões sobre um determinado assunto. Os links dentro dos blogues levavam-nos para outros blogues, nos quais havia alguma referência ao tema abordado ou nos quais existia simplesmente também um link para o blogue de partida.

A diferença entre o conteúdo dos blogues originais, anteriores a 1999 e os blogues mais recentes, posteriores ao aparecimento do Blogger, conduzem-nos a uma questão chave, qual a correcta definição de blogue?

1 Comments:

  • At 2:04 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    A "equipa" da weblog limita-se a referir os que detectou ou se "inscreveram" no seu alojamento(serviço pago). Há cerca de 2800 blogs em Portugal! tendência = aumento temporário.

     

Enviar um comentário

<< Home