// lisbonlab //

laboratório de ideias, estudos, experiências e reflexões

07 março 2005

Blogues:... Tipificação

A primeira tipificação que se pode fazer dos blogues é entre generalistas e temáticos. Os primeiros são blogues bastante abrangentes, que não se especializaram num determinado tema. Por oposição, os temáticos são blogues sobre uma determinada área, pintura, fotografia, cinema, etc.

De acordo com António Granada (citado em Ferreira, 2004) “Faltam em Portugal, weblogues temáticos, especializados, onde as pessoas vão aprender alguma coisa”.

Tratando-se um acontecimento ainda muito recente, não existe uma tipificação de blogues por área de especialização, motivo pelo qual Rogério Santos (citado em Ferreira, 2004) «na tentativa de organização dos weblogues por tipo/área de especialização, Rogério Santos distingue os “repetidores ou referenciadores”, que se dedicam a recolher e reproduzirem artigos e trabalhos considerados relevantes para o tema do weblogue, por exemplo, o “Lua”, os “sinaleiros”, que procuram e assinalam as matérias propostas com destaque para as opiniões que apareçam na sua sequência, sendo que têm mais hiperligações e maior grau de interactividade, por exemplo, o “PontoMedia” e os “produtores”, resultantes dos autores que os criam e alimentam com reflexões, poemas ou fotografias, por exemplo, o “Abrupto”, “Barnabé” ou o “Puta de Vida”, entre outros.»

George Siemens, em 2002, classificava os blogues em onze categorias distintas: Partilha e gestão de conhecimento; Serviços de apoio ao Cliente; Jornalismo interactivo; Comunicação; Diários Pessoais; Aprendizagem; Marketing Pessoal; Reformas sociais; Comunidades; Diários de experiências; e por último Contadores de histórias.

1 Comments:

  • At 1:25 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Gostei da tipificação de George Siemens e achei interessante a questão da não exploração de blogues temáticos em Portugal.
    este último ponto deixa-me algumas dúvida até porque existem alguns blogues portugueses dedicados exclusivamente à música.

     

Enviar um comentário

<< Home