// lisbonlab //

laboratório de ideias, estudos, experiências e reflexões

07 março 2005

Blogues:... Métodos e Materiais

Constituição da Amostra

Tendo em consideração que não existe um web site com o registo de todos os blogues existentes em Portugal, optei por consultar o Weblog.com.pt, mais precisamente a sub-página “blogómetro”, a qual apresenta a lista dos blogues mais visitada no dia anterior. Esta lista não só apresenta blogues do Weblog.com.pt, mas todos os blogues portugueses que se inscrevam.
Tendo por base esta lista, o critério de constituição da amostra foi a selecção dos 100 blogues mais visitados no dia 19 de Janeiro de 2005.

Instrumentos utilizados

De forma a atingir o propósito apresentado na Introdução, elaborei um questionário com 27 perguntas, que posteriormente foi transformado num formulário Web, suportado por uma base de dados MySql, e publicado no endereço http://vds-278117.amen-pro.com/blog.php na Internet.

Para se proceder ao preenchimento dos questionários, foi enviado um email ao editor (ou a um dos editores, caso se tratasse de um blogue com vários editores) de cada blogue participante da amostra, solicitando a sua colaboração para a realização deste estudo, através do preenchimento do referido questionário.

Tendo obtido 99 respostas ao questionário, a taxa de retorno deste estudo foi de 99%, o que é uma taxa bastante elevada, que permite considerar os seus resultados válidos.