25 abril 2005
24 abril 2005
Technorati [2]
23 abril 2005
Comunidade de bloggers portugueses
Tendo em conta o carácter inovador do projecto, espero honestamente que sejam bem sucedidos. Eu pela minha parte, irei tentar contribuir ao máximo. No entanto, não querendo ser pessimista, acho que para criar uma verdadeira comunidade de bloggers portugueses, essa iniciativa tem de ser associada a um directório, o mais real possível, dos blogues portugueses existentes na blogosfera. Na minha humilde opinião, para a concretização desse directório, já tentado por diversas vezes, de dificil execução e sobretudo manutenção, um processo de auto-registo é claramente insuficiente.
Apesar de tudo, muitos parabéns aos autores da iniciativa.
Blogues Organizacionais [4]
Por diversas razões ainda não o posso publicar neste espaço, no entanto não hesito em afirmar que perante os dados actuais, os blogues irão desempenhar um importante papel na comunicação organizacional.
Naturalmente, os blogues organizacionais não irão provocar revoluções nas organizações ou na comunicação desenvolvida por estas, mas sim preencher lacunas deixadas pelos tradicionais meios de comunicação organizacional, como boletins internos ou jornais de parede, ou mesmo, pelos mais recentes, como as intranets, maioritariamente administrativas. Nesta linha de pensamento, uma das suas mais valias é possibilitar de uma forma bastante fácil, simples e prática o feed-back dos trabalhadores face à comunicação expressa pela organização.
Tanto a nível externo, como a nível interno, os blogues podem ser um contributo importante para melhorarem a comunicação de uma empresa, em diversas vertentes.
Em breve, espero poder publicar neste espaço, os principais resultados do estudo que realizei.
16 abril 2005
Technorati [1]
No passado dia 5 de Fevereiro o Technorati, reconhecia a existência de 6.746.125 blogues. Neste preciso momento já reconhece 8.857.853 blogues, o que respresenta nada mais, nada menos do que um aumento de mais de 2 milhões de blogues em pouco mais de 2 meses e meios. Em termos percentuais este aumento equivale a mais de 30%. Aceitam-se apostas para quando será o dia em ultrapassará os 10 milhões. Pessoalmente acho que não passará do mês de Maio.
15 abril 2005
Google Video
P.S.: Relembro que disponho de vários convites para o Gmail.
12 abril 2005
Código para Vlogs
A última linha do código é totalmente dispensável para que o vídeo seja correctamente publicado. Trata-se unicamente da referência ao meu blog, que será totalmente invisível no post do vídeo, pelo que fico ao critério de cada blogger apagar a linha ou mantê-la.
Em caso de dificuldades, queiram por favor contactar-me por email.
10 abril 2005
Novo motor de busca - Exalead
Exalead
09 abril 2005
Videoblogs - Google
Google vai oferecer serviço gratuito de videoblog
07 abril 2005
"CiRM - Citizen Relationship Management"
Existem inúmeros exemplos que poderiam ilustrar esta realidade, mas basta observar a mudança ocorrida nos Bancos nas últimas décadas, nos quais deixámos de ter os tradicionais balcões que quase se poderiam comparar às tradicionais repartições públicas, extremamente burocráticas, pesadas e antipáticas para passarmos a ter filiais que se assemelham a lojas, com máquinas que nos permitem fazer quase tudo, complementadas com a criação de canais de contacto alternativos, evitando as longas filas.
Em suma, várias empresas privadas nacionais tentaram adoptaram nos últimos anos uma filosofia de CRM - Customer Relationship Management, no qual o cliente deverá ser o centro de todas as atenções. Poderão ou não ter conseguido adoptar uma filosofia de CRM nas suas organizações, tal avaliação necessita de um estudo aprofundado, no entanto a existência dessa tentativa é uma realidade de facto que os cidadãos, enquanto clientes ou potenciais clientes tem apreciado nos últimos anos e principalmente tem assimilado como algo natural, inquestionável.
Neste sentido, é natural que um cidadão que enquanto cliente ou potencial cliente tem um determinado nível de serviço o exija, do mesmo modo, enquanto cidadão ou munícipe junto de entidades públicas. Porém por enquanto são raros os casos de entidades públicas centradas nos cidadãos ou nos munícipes. É por esse motivo que ter conhecimento que faz hoje um mês que o call center da Câmara Municipal de Lisboa, o Centro de Atendimento ao Munícipe, iniciou a utilização de uma aplicação de CRM (ou melhor dizendo CiRM - Citizen Relationship Management) é motivo de alegria e principalmente de esperança. É motivo de esperança porque esperemos que este seja apenas o início da implementação de uma verdadeira filosofia de CiRM numa organização pública tão importante como a Câmara Municipal de Lisboa.
"Moblogs"
Se esta experiência for bem sucedida, este será o meu primeiro post via telemóvel.
Esta experiência não pretende minimamente transformar este tradicional blogue num "moblog" mas simplesmente testar/demonstrar um funcionalidade que muito me atrai neste "admirável mundo novo" dos blogues, a publicação de conteúdos via terminais móveis.
04 abril 2005
10 segundos - vlog
Blogues Organizacionais [3]
Quando me lancei neste desafio, baseei-me unicamente em um ou dois textos que tinha descoberto numa pesquisa muito rápida pela Internet. No entanto, o suficiente para acreditar que os blogues poderiam ter um papel muito importante a um nível profissional nas organizações, quer na sua comunicação externa, nomeadamente em acções de marketing ou de relações públicas, quer na sua comunicação interna, por através de “collaboration blogs” ou “k-logs”, melhorando a comunicação entre colegas. Os múltiplos artigos que tenho lido sobre esta matéria tem reforçado esta ideia. Os blogues organizacionais já são uma realidade no norte da Europa e principalmente nos Estados Unidos da América, que como sempre estão anos à frente do resto do mundo.
P. S.: A propósito dos “collaboration blogs” e dos “k-logs”, espero em breve começar a publicar neste espaço um pequeno glossário com os principais termos da blogosfera.
“A era dos blogues”
A era dos blogues
Para os interessados, recomendo também a leitura da análise perspicaz deste artigo pelo Prof. Doutor Rogério Santos aqui.