// lisbonlab //

laboratório de ideias, estudos, experiências e reflexões

16 março 2005

Blogues:... Agradecimento

Gostaria de agradecer os comentários que têm sido feitos ao estudo sobre a blogosfera portuguesa, quer nos espaços existentes para esse efeito neste blogue, quer directamente para o meu e-mail.

Particularmente gostaria de agradecer a crítica construtiva do Professor Manuel Pinto, publicada no Webjornal, no qual afirma:

“Interessante, embora com um senão: o ter-se limitado a uma amostra construída com um critério claro: foi circunscrito aos cem blogues mais visitados no dia 19 de Janeiro último, apurados pelo 'blogómetro' do Weblog.com.pt. Mas é um critério limitado relativamente ao objectivo central da pesquisa: conhecer a blogosfera. Assim, ficamos a conhecer melhor a blogosfera mais visitada, o que já é bom.Mas fica a pergunta e sugestão para outro estudo: que resultados se obteria se, porventura, a amostra incidisse sobre os cem menos visitados? Ou sobre os cem mais, os cem menos e os cem médios?”

Julgo que esta crítica é de todo pertinente, pelo que o estudo não se deveria denominar “Blogues: experiência portuguesa”, mas sim “Blogues: a experiência dos blogues mais visitados em Portugal”. Neste sentido e como reconheço que existe um grande interesse do ponto de vista sociológico e comunicacional na análise deste fenómeno, irei aceitar o desafio de realizar um estudo mais aprofundado sobre a blogosfera portuguesa, que não se restrinja aos blogues mais visitados.

Por último gostaria de agradecer ao meu colega e amigo Paulo Castelo Lopes por me ter despertado para a pertinência do estudo deste interessante fenómeno que é a blogosfera.