Blogues:... Resultados
1. Data de criação do blogue:
Tal como já foi referido anteriormente, em Portugal, os weblogues ganharam expressão sobretudo desde 2003. De acordo com a amostra constituída para este estudo, 41,4% dos blogues foram criados em 2003 e 26,3% em 2004. Apenas 4% dos blogues foram criados antes de 2003, 2% em 2001 e 2002.
Gráfico 1.
Percentagens de blogues criados, por ano
2. Categoria do blogue:
De acordo com os resultados deste estudo, 20,2% dos blogues não são categorizados numa categoria particular, sendo classificados como “Gerais”. As categorias seguintes mais relevantes são “Pessoal” com 14,1%, “Humor” com 9,1%, “Política” com 7,1% e “Comentários” e “Sexo” com 5,1% cada uma.
3. Actualização dos blogues
Como era expectável, a esmagadora maioria dos blogueiros (85,9%) afirma actualizar os seus blogues pelo menos uma vez por dia, sendo que 26,3% afirma executá-lo várias vezes por dia.
Gráfico 2.
Frequência de actualização dos blogues
A maioria dos blogueiros (76,8%) despende mais de 30 minutos por dia para as actualizações do seu blogue. 27,3% afirma necessitar de pelo menos uma hora diária, 14,1% entre uma hora e 2 horas e mais de 5% (5,1%) mais de 2 horas.
Gráfico 3.
Tempo médio dispendido para a actualização dos blogues
Além do tempo dispendido pelos blogueiros para a actualização dos seus blogues, a maioria (60,6%) visita o seu blogue várias vezes por dia, enquanto 38,4% visita-o diariamente.
Uma das principais características dos blogues é permitirem que os seus leitores escrevam comentários. Questionados sobre a frequência com que lêem os comentários introduzidos nos seus blogues, quase 90% (89,9%) dos blogueiros afirmam lerem-nos diariamente, sendo que 44,4% afirmam fazê-lo várias vezes por dia.
Gráfico 4.
Frequência de leitura dos comentários dos blogues
De acordo com este estudo, apenas 10,1% dos blogueiros não respondem aos comentários colocados nos seus posts, 37,4% afirmam responder ocasionalmente, 31,3% frequentemente e 18,2% respondem a todos os comentários colocados.
4. Leitura assídua de outros blogues
Como seria de esperar, tendo em conta o espírito de comunidade dos blogues, 97% dos blogueiros apresentam-se como leitores assíduos de outros blogues, sendo que 79,8% afirma comentar posts de outros blogues.
Nesta perspectiva, a maioria dos blogueiros (64%) despendem mais de uma hora nas leituras e possíveis comentários a outros blogues. Apenas 36,4% diz despender menos de 30 minutos.
5. Blogues generalistas vs temáticos
Segundo os resultados deste estudo, 76% dos blogueiros consideram os blogues generalistas e apenas 24% os consideram temáticos.
6. Blogues temáticos mais apreciados
Relativamente à 1.ª preferência, as categorias de blogues mais apreciados são “Política” com 18,2%, “Humor” com 14,1%, “Arte” com 7,1%, “Literatura” com 7,1% e “Pessoal” com 6,1%.
Em relação à segunda escolha, as principais categorias repetem-se, uma vez que as categorias mais votadas são “Política” com 14,1%, “Humor” com 10,1%, “Desporto” e “Literatura” com 7,1% e “Cinema” com 5,1%.
Na terceira preferência as principais categorias são “Humor” e “Política” com 8,1%, “Pessoal” com 7,1% e “Arte” e “Poesia” com 6,1%.
7. Blogues preferidos dos blogueiros
Tendo em consideração a multiplicidade de blogues e de temas abordados por estes, não existe um blogue que se destaque dos outros como sendo o blogue preferido dos blogueiros.
Na verdade, os blogues que foram referidos mais vezes como os preferidos, como são o caso do “Blasfémias” (http://ablasfemia.blogspot.com/), o “Blogotinha” (http://blogotinha.blogspot.com/), o “Gato Fedorento” (http://gatofedorento.blogspot.com/), o “Terceiro Anel” (http://terceiroanel.weblog.com.pt/), o “Os tempos que correm” (http://valedealmeida.blogspot.com/) e o “Webcedário” (http://webcedario.blogspot.com/) apenas o foram por 3 vezes.
Mais de 80% dos blogueiros (84,8%) afirmam visitar o seu blogue preferido pelo menos uma vez por dia, 59,6% uma vez e 25,3% várias vezes por dia.
No entanto, apenas 27,3% dos blogueiros afirmam comentar os posts do seu blogue preferido diariamente e 6,1% várias vezes por dia. A grande maioria, 41,4% apenas comenta o seu blogue preferido ocasionalmente.
Nesta perspectiva, a maioria dos blogueiros (33,3%) despende menos de 15 minutos na leitura e possíveis comentários ao seu blogue preferido, 24,2% despende 15 minutos e 21,2% despende 30 minutos.
8. Actividade de blogueiro
Segundo o Gráfico 5, a maioria dos participantes neste estudo é blogueiro há pelo menos 1 ano e 28,3% há pelo menos 2 anos.
Gráfico 5.
Tempo de actividade de blogueiro
Relativamente à causa que os levou a iniciarem-se nestas lides, 44,4% dos blogueiros apontam os amigos e 18,2% a leitura de jornais, sendo que 31,3% não se identifica com as causas referenciadas neste estudo, afirmando ter sido outra a causa para terem começado a blogar. Esta questão deverá ser tida em conta em futuros estudos de forma a completar os resultados do presente estudo.
Apesar de 41,4% dos blogueiros afirmarem apenas participarem como editor num blogue, a maioria (57,6%) é editor de no mínimo 2 blogues, sendo que 27,3% afirma participar em 2 blogues, 19,2% em 3 blogues, 2% em 4 blogues, 5,1% em 5 e 4% em mais do que 5 blogues.
Entre as actividades de blogar, ir ao cinema, ler, ouvir música, passear, praticar desporto, sair com os amigos e ver televisão, 8,1% dos blogueiros colocam a actividade de blogar em 1.º lugar, 15,2% em 2.º, 20,2% em 3.º, 16,2% em 4.º e 32,3% em 5.º lugar.
A grande maioria dos blogueiros (64,6%) afirma nunca ter participado num encontro de blogues.
Gráfico 6.
Participação em encontros de blogueiros
9. Blogues: fenómeno passageiro
A esmagadora maioria dos blogueiros, 92,9% considera que os blogues não são um fenómeno passageiro, mas algo que veio para ficar por muitos e longos anos.
10. Caracterização da amostra
Por último, resta-nos caracterizar a amostra deste estudo. Antes de mais, 71,7% dos participantes neste questionário são do sexo masculino, enquanto 28,3% são do sexo feminino. Relativamente aos escalões etários, não existe nenhum que se destaque em particular como podemos constatar pelo Gráfico 7. No entanto é curioso que a grande maioria dos blogueiros (67,7%) têm menos de 40 anos. Em relação à actividade profissional e apesar da lista extensa de profissões disponíveis no questionário, uma grande percentagem dos blogueiros 31,3% indicou a sua profissão como “Outras”, demonstrando que a sua profissão não fazia parte da lista disponível. De seguida 15,2% dos blogueiros afirmaram que as suas profissões se enquadravam na área do “Ensino e Formação”, 5,1% afirmavam serem jornalistas, bem como, em igual percentagem serem informáticos.
Gráfico 7.
Distribuição dos blogueiros por escalões etários
Tal como já foi referido anteriormente, em Portugal, os weblogues ganharam expressão sobretudo desde 2003. De acordo com a amostra constituída para este estudo, 41,4% dos blogues foram criados em 2003 e 26,3% em 2004. Apenas 4% dos blogues foram criados antes de 2003, 2% em 2001 e 2002.
Gráfico 1.
Percentagens de blogues criados, por ano
2. Categoria do blogue:
De acordo com os resultados deste estudo, 20,2% dos blogues não são categorizados numa categoria particular, sendo classificados como “Gerais”. As categorias seguintes mais relevantes são “Pessoal” com 14,1%, “Humor” com 9,1%, “Política” com 7,1% e “Comentários” e “Sexo” com 5,1% cada uma.
3. Actualização dos blogues
Como era expectável, a esmagadora maioria dos blogueiros (85,9%) afirma actualizar os seus blogues pelo menos uma vez por dia, sendo que 26,3% afirma executá-lo várias vezes por dia.
Gráfico 2.
Frequência de actualização dos blogues
A maioria dos blogueiros (76,8%) despende mais de 30 minutos por dia para as actualizações do seu blogue. 27,3% afirma necessitar de pelo menos uma hora diária, 14,1% entre uma hora e 2 horas e mais de 5% (5,1%) mais de 2 horas.
Gráfico 3.
Tempo médio dispendido para a actualização dos blogues
Além do tempo dispendido pelos blogueiros para a actualização dos seus blogues, a maioria (60,6%) visita o seu blogue várias vezes por dia, enquanto 38,4% visita-o diariamente.
Uma das principais características dos blogues é permitirem que os seus leitores escrevam comentários. Questionados sobre a frequência com que lêem os comentários introduzidos nos seus blogues, quase 90% (89,9%) dos blogueiros afirmam lerem-nos diariamente, sendo que 44,4% afirmam fazê-lo várias vezes por dia.
Gráfico 4.
Frequência de leitura dos comentários dos blogues
De acordo com este estudo, apenas 10,1% dos blogueiros não respondem aos comentários colocados nos seus posts, 37,4% afirmam responder ocasionalmente, 31,3% frequentemente e 18,2% respondem a todos os comentários colocados.
4. Leitura assídua de outros blogues
Como seria de esperar, tendo em conta o espírito de comunidade dos blogues, 97% dos blogueiros apresentam-se como leitores assíduos de outros blogues, sendo que 79,8% afirma comentar posts de outros blogues.
Nesta perspectiva, a maioria dos blogueiros (64%) despendem mais de uma hora nas leituras e possíveis comentários a outros blogues. Apenas 36,4% diz despender menos de 30 minutos.
5. Blogues generalistas vs temáticos
Segundo os resultados deste estudo, 76% dos blogueiros consideram os blogues generalistas e apenas 24% os consideram temáticos.
6. Blogues temáticos mais apreciados
Relativamente à 1.ª preferência, as categorias de blogues mais apreciados são “Política” com 18,2%, “Humor” com 14,1%, “Arte” com 7,1%, “Literatura” com 7,1% e “Pessoal” com 6,1%.
Em relação à segunda escolha, as principais categorias repetem-se, uma vez que as categorias mais votadas são “Política” com 14,1%, “Humor” com 10,1%, “Desporto” e “Literatura” com 7,1% e “Cinema” com 5,1%.
Na terceira preferência as principais categorias são “Humor” e “Política” com 8,1%, “Pessoal” com 7,1% e “Arte” e “Poesia” com 6,1%.
7. Blogues preferidos dos blogueiros
Tendo em consideração a multiplicidade de blogues e de temas abordados por estes, não existe um blogue que se destaque dos outros como sendo o blogue preferido dos blogueiros.
Na verdade, os blogues que foram referidos mais vezes como os preferidos, como são o caso do “Blasfémias” (http://ablasfemia.blogspot.com/), o “Blogotinha” (http://blogotinha.blogspot.com/), o “Gato Fedorento” (http://gatofedorento.blogspot.com/), o “Terceiro Anel” (http://terceiroanel.weblog.com.pt/), o “Os tempos que correm” (http://valedealmeida.blogspot.com/) e o “Webcedário” (http://webcedario.blogspot.com/) apenas o foram por 3 vezes.
Mais de 80% dos blogueiros (84,8%) afirmam visitar o seu blogue preferido pelo menos uma vez por dia, 59,6% uma vez e 25,3% várias vezes por dia.
No entanto, apenas 27,3% dos blogueiros afirmam comentar os posts do seu blogue preferido diariamente e 6,1% várias vezes por dia. A grande maioria, 41,4% apenas comenta o seu blogue preferido ocasionalmente.
Nesta perspectiva, a maioria dos blogueiros (33,3%) despende menos de 15 minutos na leitura e possíveis comentários ao seu blogue preferido, 24,2% despende 15 minutos e 21,2% despende 30 minutos.
8. Actividade de blogueiro
Segundo o Gráfico 5, a maioria dos participantes neste estudo é blogueiro há pelo menos 1 ano e 28,3% há pelo menos 2 anos.
Gráfico 5.
Tempo de actividade de blogueiro
Relativamente à causa que os levou a iniciarem-se nestas lides, 44,4% dos blogueiros apontam os amigos e 18,2% a leitura de jornais, sendo que 31,3% não se identifica com as causas referenciadas neste estudo, afirmando ter sido outra a causa para terem começado a blogar. Esta questão deverá ser tida em conta em futuros estudos de forma a completar os resultados do presente estudo.
Apesar de 41,4% dos blogueiros afirmarem apenas participarem como editor num blogue, a maioria (57,6%) é editor de no mínimo 2 blogues, sendo que 27,3% afirma participar em 2 blogues, 19,2% em 3 blogues, 2% em 4 blogues, 5,1% em 5 e 4% em mais do que 5 blogues.
Entre as actividades de blogar, ir ao cinema, ler, ouvir música, passear, praticar desporto, sair com os amigos e ver televisão, 8,1% dos blogueiros colocam a actividade de blogar em 1.º lugar, 15,2% em 2.º, 20,2% em 3.º, 16,2% em 4.º e 32,3% em 5.º lugar.
A grande maioria dos blogueiros (64,6%) afirma nunca ter participado num encontro de blogues.
Gráfico 6.
Participação em encontros de blogueiros
9. Blogues: fenómeno passageiro
A esmagadora maioria dos blogueiros, 92,9% considera que os blogues não são um fenómeno passageiro, mas algo que veio para ficar por muitos e longos anos.
10. Caracterização da amostra
Por último, resta-nos caracterizar a amostra deste estudo. Antes de mais, 71,7% dos participantes neste questionário são do sexo masculino, enquanto 28,3% são do sexo feminino. Relativamente aos escalões etários, não existe nenhum que se destaque em particular como podemos constatar pelo Gráfico 7. No entanto é curioso que a grande maioria dos blogueiros (67,7%) têm menos de 40 anos. Em relação à actividade profissional e apesar da lista extensa de profissões disponíveis no questionário, uma grande percentagem dos blogueiros 31,3% indicou a sua profissão como “Outras”, demonstrando que a sua profissão não fazia parte da lista disponível. De seguida 15,2% dos blogueiros afirmaram que as suas profissões se enquadravam na área do “Ensino e Formação”, 5,1% afirmavam serem jornalistas, bem como, em igual percentagem serem informáticos.
Gráfico 7.
Distribuição dos blogueiros por escalões etários
4 Comments:
At 10:11 da manhã, Jorge Moniz said…
Resultados interessantes e excelente estudo.
Penso no entanto que talvez conviesse indicar antes dos vários gráficos que a amostra abrange apenas os 100 mais visitados, o que, como é natural, vai provocar alguma divergência para o universo total.
At 10:47 da manhã, Gotinha said…
O link para o Blog "Os tempos que correm não está correcto... indicou o link para o Webcedário por engano!!
At 5:35 da tarde, Joaquim E. Oliveira said…
Aplaudo a iniciatia. Nem me sabia tão "normal" entre os blogueiros nacionais.
JEO
At 2:43 da manhã, Anónimo said…
Ora aqui está um estudo muitíssimo interessante. Já ando nesta "má vida" desde o final de 2003 mantendo aquilo a que eu chamaria 1 blog "generalista-informativo" e 2 temáticos (animais e fotografia). Bom fim de semana***
Enviar um comentário
<< Home