// lisbonlab //

laboratório de ideias, estudos, experiências e reflexões

07 março 2005

Blogues:... Resultados

1. Data de criação do blogue:

Tal como já foi referido anteriormente, em Portugal, os weblogues ganharam expressão sobretudo desde 2003. De acordo com a amostra constituída para este estudo, 41,4% dos blogues foram criados em 2003 e 26,3% em 2004. Apenas 4% dos blogues foram criados antes de 2003, 2% em 2001 e 2002.

Gráfico 1.
Percentagens de blogues criados, por ano



2. Categoria do blogue:

De acordo com os resultados deste estudo, 20,2% dos blogues não são categorizados numa categoria particular, sendo classificados como “Gerais”. As categorias seguintes mais relevantes são “Pessoal” com 14,1%, “Humor” com 9,1%, “Política” com 7,1% e “Comentários” e “Sexo” com 5,1% cada uma.


3. Actualização dos blogues

Como era expectável, a esmagadora maioria dos blogueiros (85,9%) afirma actualizar os seus blogues pelo menos uma vez por dia, sendo que 26,3% afirma executá-lo várias vezes por dia.

Gráfico 2.
Frequência de actualização dos blogues



A maioria dos blogueiros (76,8%) despende mais de 30 minutos por dia para as actualizações do seu blogue. 27,3% afirma necessitar de pelo menos uma hora diária, 14,1% entre uma hora e 2 horas e mais de 5% (5,1%) mais de 2 horas.

Gráfico 3.
Tempo médio dispendido para a actualização dos blogues


Além do tempo dispendido pelos blogueiros para a actualização dos seus blogues, a maioria (60,6%) visita o seu blogue várias vezes por dia, enquanto 38,4% visita-o diariamente.

Uma das principais características dos blogues é permitirem que os seus leitores escrevam comentários. Questionados sobre a frequência com que lêem os comentários introduzidos nos seus blogues, quase 90% (89,9%) dos blogueiros afirmam lerem-nos diariamente, sendo que 44,4% afirmam fazê-lo várias vezes por dia.

Gráfico 4.
Frequência de leitura dos comentários dos blogues



De acordo com este estudo, apenas 10,1% dos blogueiros não respondem aos comentários colocados nos seus posts, 37,4% afirmam responder ocasionalmente, 31,3% frequentemente e 18,2% respondem a todos os comentários colocados.

4. Leitura assídua de outros blogues

Como seria de esperar, tendo em conta o espírito de comunidade dos blogues, 97% dos blogueiros apresentam-se como leitores assíduos de outros blogues, sendo que 79,8% afirma comentar posts de outros blogues.

Nesta perspectiva, a maioria dos blogueiros (64%) despendem mais de uma hora nas leituras e possíveis comentários a outros blogues. Apenas 36,4% diz despender menos de 30 minutos.

5. Blogues generalistas vs temáticos

Segundo os resultados deste estudo, 76% dos blogueiros consideram os blogues generalistas e apenas 24% os consideram temáticos.

6. Blogues temáticos mais apreciados

Relativamente à 1.ª preferência, as categorias de blogues mais apreciados são “Política” com 18,2%, “Humor” com 14,1%, “Arte” com 7,1%, “Literatura” com 7,1% e “Pessoal” com 6,1%.

Em relação à segunda escolha, as principais categorias repetem-se, uma vez que as categorias mais votadas são “Política” com 14,1%, “Humor” com 10,1%, “Desporto” e “Literatura” com 7,1% e “Cinema” com 5,1%.

Na terceira preferência as principais categorias são “Humor” e “Política” com 8,1%, “Pessoal” com 7,1% e “Arte” e “Poesia” com 6,1%.

7. Blogues preferidos dos blogueiros

Tendo em consideração a multiplicidade de blogues e de temas abordados por estes, não existe um blogue que se destaque dos outros como sendo o blogue preferido dos blogueiros.

Na verdade, os blogues que foram referidos mais vezes como os preferidos, como são o caso do “Blasfémias” (http://ablasfemia.blogspot.com/), o “Blogotinha” (http://blogotinha.blogspot.com/), o “Gato Fedorento” (http://gatofedorento.blogspot.com/), o “Terceiro Anel” (http://terceiroanel.weblog.com.pt/), o “Os tempos que correm” (http://valedealmeida.blogspot.com/) e o “Webcedário” (http://webcedario.blogspot.com/) apenas o foram por 3 vezes.

Mais de 80% dos blogueiros (84,8%) afirmam visitar o seu blogue preferido pelo menos uma vez por dia, 59,6% uma vez e 25,3% várias vezes por dia.

No entanto, apenas 27,3% dos blogueiros afirmam comentar os posts do seu blogue preferido diariamente e 6,1% várias vezes por dia. A grande maioria, 41,4% apenas comenta o seu blogue preferido ocasionalmente.

Nesta perspectiva, a maioria dos blogueiros (33,3%) despende menos de 15 minutos na leitura e possíveis comentários ao seu blogue preferido, 24,2% despende 15 minutos e 21,2% despende 30 minutos.

8. Actividade de blogueiro

Segundo o Gráfico 5, a maioria dos participantes neste estudo é blogueiro há pelo menos 1 ano e 28,3% há pelo menos 2 anos.

Gráfico 5.
Tempo de actividade de blogueiro


Relativamente à causa que os levou a iniciarem-se nestas lides, 44,4% dos blogueiros apontam os amigos e 18,2% a leitura de jornais, sendo que 31,3% não se identifica com as causas referenciadas neste estudo, afirmando ter sido outra a causa para terem começado a blogar. Esta questão deverá ser tida em conta em futuros estudos de forma a completar os resultados do presente estudo.

Apesar de 41,4% dos blogueiros afirmarem apenas participarem como editor num blogue, a maioria (57,6%) é editor de no mínimo 2 blogues, sendo que 27,3% afirma participar em 2 blogues, 19,2% em 3 blogues, 2% em 4 blogues, 5,1% em 5 e 4% em mais do que 5 blogues.

Entre as actividades de blogar, ir ao cinema, ler, ouvir música, passear, praticar desporto, sair com os amigos e ver televisão, 8,1% dos blogueiros colocam a actividade de blogar em 1.º lugar, 15,2% em 2.º, 20,2% em 3.º, 16,2% em 4.º e 32,3% em 5.º lugar.

A grande maioria dos blogueiros (64,6%) afirma nunca ter participado num encontro de blogues.

Gráfico 6.
Participação em encontros de blogueiros



9. Blogues: fenómeno passageiro

A esmagadora maioria dos blogueiros, 92,9% considera que os blogues não são um fenómeno passageiro, mas algo que veio para ficar por muitos e longos anos.


10. Caracterização da amostra

Por último, resta-nos caracterizar a amostra deste estudo. Antes de mais, 71,7% dos participantes neste questionário são do sexo masculino, enquanto 28,3% são do sexo feminino. Relativamente aos escalões etários, não existe nenhum que se destaque em particular como podemos constatar pelo Gráfico 7. No entanto é curioso que a grande maioria dos blogueiros (67,7%) têm menos de 40 anos. Em relação à actividade profissional e apesar da lista extensa de profissões disponíveis no questionário, uma grande percentagem dos blogueiros 31,3% indicou a sua profissão como “Outras”, demonstrando que a sua profissão não fazia parte da lista disponível. De seguida 15,2% dos blogueiros afirmaram que as suas profissões se enquadravam na área do “Ensino e Formação”, 5,1% afirmavam serem jornalistas, bem como, em igual percentagem serem informáticos.

Gráfico 7.
Distribuição dos blogueiros por escalões etários

4 Comments:

  • At 10:11 da manhã, Blogger Jorge Moniz said…

    Resultados interessantes e excelente estudo.
    Penso no entanto que talvez conviesse indicar antes dos vários gráficos que a amostra abrange apenas os 100 mais visitados, o que, como é natural, vai provocar alguma divergência para o universo total.

     
  • At 10:47 da manhã, Blogger Gotinha said…

    O link para o Blog "Os tempos que correm não está correcto... indicou o link para o Webcedário por engano!!

     
  • At 5:35 da tarde, Blogger Joaquim E. Oliveira said…

    Aplaudo a iniciatia. Nem me sabia tão "normal" entre os blogueiros nacionais.

    JEO

     
  • At 2:43 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Ora aqui está um estudo muitíssimo interessante. Já ando nesta "má vida" desde o final de 2003 mantendo aquilo a que eu chamaria 1 blog "generalista-informativo" e 2 temáticos (animais e fotografia). Bom fim de semana***

     

Enviar um comentário

<< Home